quarta-feira, 6 de junho de 2012

Poesias


A Luz de um Sonho


Uma vontade de sorrir
Nasce da luminosidade do luar
Sendo eu criança
Tudo me leva a sonhar


Criança com sua alegria
Espontânea e inconstante
Imagina o objecto mais brilhante
Permanecendo assim este o seu guia

 
Criança, de extrema fragilidade
Ingénua e empolgante
Tudo lhe é fascinante


Mas com seu sorriso
Mesmo o mais disparatado
Possui alegria contagiante
Que torna o Mundo mais belo e radiante !


Marcelo Araújo





Baloiço


Empurrei-te o baloiço, para a frente, para trás,
Tinhas asas, eras pássaro, cometa, avião!
Balançavas como se fosses capaz
De tocar no céu com a tua própria mão!

Na praia eras barco, submarino, peixe, sereia,
Quando te vi, em mergulhos, partir à conquista do mar!
Golfinho entre a espuma das ondas a saltitar
Até terra firme, onde rebolavas na areia!

Quando correste sem parar atrás da bola no relvado,
Eras avançado a marcar golo da vitória!
Quando, à noite, te contei uma história,
Tornaste-te rei, um grande herói, príncipe encantado!
Resgataste a princesa do tirano malvado,
E viveste feliz para sempre!

Mas quando te peguei ao colo, eras pequenina novamente,
Aninhaste no meu peito, quiseste saber de tua mãe,
Um anjo caído mesmo à minha frente,
A quem eu, admirado, perguntei:

“O que és tu, afinal, linda criatura,
E com que contagiosa esperança
Brincas, corres e saltas com prazer?”

Foi quando me encaraste cheia de ternura,
E sorrindo, respondeste: “sou criança,
Por isso, posso ser o que quiser!”



Flipkosta




Parece que és bruxa

Se pegas na vassoura e aspiras
a voar pelos ares…
parece que és bruxa! Parece que és bruxa!

Se o céu está escuro e tu adivinhas
que não vai chover…
parece que és bruxa! Parece que és bruxa!

Se a dor de um amigo também tu a sentes
e não és indiferente…
parece que és bruxa! Parece que és bruxa!

Se me olhas nos olhos e estás mesmo a ver
o que me vai na alma…
parece que és bruxa! Parece que és bruxa!

Parece que és bruxa mas és só…
criança

e queres ter direito a sonhar;
a brincar um pouco mais no jardim;
a contagiar os outros com a tua alegria
e a nunca pôr limites à esperança…

parece que és bruxa mas és só…
criança.



João Alberto Roque




Raio de Sol

Flor que desabrocha,
raio de sol que tudo ilumina em seu redor…
Inocência tão jovem… tão bela…
Não cresças, eterna criança!
Fica para sempre presa nos laços da infância,
sobre as estrelas do teu céu…
Deixa que a luz desponte em ti,
que o vento sopre orgulhoso no nosso jardim:

“Nasceu uma nova flor…”


Joana Assis






Salta, salta, sapo rabugento


Salta, salta, sapo rabugento,
Energético a disfarçar o teu desalento.
Coaxa, coaxa a tua dor,
As tuas verrugas são puras provas de amor.
Na noite quente cantas pachorrento,
A embalar meu peito sonolento,
Sapo enrugado dos contos de criança,
De príncipe não te vislumbro semelhança.
Sapo de tudo, sapo de nada,
Sapo de terra, sapo de água,
Sapo de nadar, sapo de saltar,
Farto de pensar, sem saber como respirar.
Sapo de fabulação, sapo de empirismo,
Sapo de esborrachar, sapo de cinismo,
O bicho é afinal, a raiz de todo o mal.
A humanidade não lembra mais
A metamorfose que teu corpo traz.


Klapausius

1 comentário:

  1. Gostei de ver o meu poema "Parece que és bruxa" em boa companhia... e com o autor identificado.

    ResponderEliminar